Translate
terça-feira, 31 de agosto de 2021
domingo, 22 de agosto de 2021
Amar (Poesia)
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
domingo, 18 de julho de 2021
quarta-feira, 7 de julho de 2021
quarta-feira, 23 de junho de 2021
sexta-feira, 11 de junho de 2021
A importância das perdas
A grande sabedoria da vida é entender que nem sempre iremos vencer, todavia também iremos perder. É de extrema importância que compreendamos o real sentido de cada perda e de cada ganho impostos à nossa existência. Devemos mentalizar que tudo aquilo que acontece em nossa vida tem algum motivo, algum preceito e até mesmo algum objetivo.
Em determinados momentos da vida nos deparamos com incontáveis desafios ao nosso redor, cabendo a nós enfrentá-los, com o discernimento de que, além de ganhar, existe uma grande possibilidade de errar.
Devemos viver o presente com muita confiança e determinação, sem medo do que o futuro possa nos oferecer. Entretanto, mesmo que o "hoje" acarrete falhas e danos pósteros, essas atitudes possivelmente transportam diversas vantagens e lições.
Erros e perdas são excepcionalmente fundamentais para o crescimento, o amadurecimento e o aperfeiçoamento de cada indivíduo. Todo erro tem seus aprendizados, estes que devem ser levados em consideração por todo e qualquer ser humano. Perder tem as suas consequências, porém carregam consigo valiosos benefícios, visto que é somente errando que se aprende, e é apenas perdendo que se ganha.
A nossa vida é habitualmente composta por dificuldades, mas também por períodos de glória e felicidade. Conscientizemo-nos do quão essencial é percorrer por situações desagradáveis para que, assim, possamos alcançar o ápice da alegria e da realização. É imprescindível que saibamos honrar cada ocasião, sem receio e insegurança de que contratempos possam vir a suceder.
Ser capaz de encarar as perdas são gestos de pessoas corajosas e aptas a lutar para conquistar os seus ideais. Saber reconhecer os erros e deles absorver algum ensinamento, são atos de constância e convicção em si mesmo e em seus propósitos.
Perder e errar são verbos reiteradamente presentes em qualquer conduta que viermos a praticar. São com os erros que aprendemos e aprimoramos o nosso pensamento e o nosso comportamento frente a qualquer circunstância que possa surgir. Somente venceremos a partir do momento que inferirmos o verdadeiro valor da palavra "perder" e a relevância de se conviver com ela.
Somente assim, conseguiremos desfrutar potencialmente da vitória tão temida e aguardada por todos aqueles que encaram vigorosamente os desafios em busca dos seus objetivos.
(Larissa Azevedo)
terça-feira, 8 de junho de 2021
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Desafios, esperança e vitórias
segunda-feira, 31 de maio de 2021
terça-feira, 18 de maio de 2021
sexta-feira, 14 de maio de 2021
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Tentar e não desistir
Desistir é uma palavra que não deve, em momento algum, constar em nosso dicionário. Desistir é um verbo que jamais devemos exercer. Desistir é sinônimo de fraqueza, medo, insegurança e incerteza. Todavia, não nos deixemos dominar por tais sentimentos e gestos que, a todo instante, acarretam múltiplos danos ao ser humano.
Frequentemente nos deparamos com situações desagradáveis e constrangedoras que, por vezes, geram desânimo e nos fazem desistir de nossa caminhada, transformando-nos em pessoas apreensivas, descrentes e incapazes de continuar realizando as nossas atividades cotidianas. A vida parece perder o total sentido e pensamos não ter motivos claros e suficientes para prosseguirmos lutando pelos nossos ideais. Possuímos a percepção de que nos encontramos fracos e debilitados, com uma permanente sensação de frustração que domina o nosso âmago.
Quando nos defrontamos com as dificuldades, é essencial que mentalizemos o quão essas são excepcionalmente fundamentais para o nosso crescimento, independentemente de ocasionar algum impacto em nosso modo de ser, pensar e agir. É de extrema relevância que saibamos enfrentar todo e qualquer desafio que nos alcança, pois é através dele que obtemos mais confiança, força e determinação para batalhar em favor de nossos objetivos, sem receio e angústia por medo do fracasso.
Obstáculos comumente farão parte de nossa existência, mesmo que não estejamos meramente preparados para confrontá-los. Por mais que o medo tente nos dominar e nos fazer desistir, o vigor do vocábulo "tentar" deve ser infindavelmente nítido e presente, impedindo que as chamas da esperança se apaguem de nossos pensamentos.
Em meio a diversas barreiras que, reiteradamente, nos cercam e rodeiam a nossa mente, tudo que deve permanecer são a coragem, a vitalidade e a perseverança em nós mesmos, no próximo e nos contratempos que, continuamente, se aproximam de nosso ser.
Desafios amiudamente existirão e, com eles, também o temor e a indignação pela derrota. Contudo, são mediante esses sentimentos que nos transfiguramos em pessoas mais fortalecidas, confiantes e capazes de praticar qualquer atividade que nos for delegada, sem a incerteza de que o pior venha a acontecer.
Dessa forma, tenhamos a certeza de que, com atitudes e convicções otimistas, nos transformaremos em seres mais evoluídos, com uma visão ampla e amadurecida, sem nos deixar levar pelo temor e pela preocupação excessivos que, até então, comandavam e deterioravam o nosso interior.
(Larissa Azevedo)
sexta-feira, 7 de maio de 2021
domingo, 25 de abril de 2021
A morte é imprevisível (Poesia)
Não tem como escapar.
É um momento desconfortável
E difícil de se acreditar.
A morte é a única certeza
Que possuímos nesta vida.
É preciso ter muita pureza
Quando não houver mais saída.
A morte é inesperada,
Não sabemos o dia nem a hora.
É uma surpresa inusitada,
Ou é no poente ou é na aurora.
A morte chega sem avisar,
Não há como resistir.
Não dá tempo de pensar,
É a hora de partir.
Autoria: Larissa Azevedo
domingo, 18 de abril de 2021
sexta-feira, 9 de abril de 2021
segunda-feira, 29 de março de 2021
sábado, 27 de março de 2021
domingo, 21 de março de 2021
Fenômenos da natureza (Poesia)
Uma estrela a brilhar
E a lua a iluminar
Em meio a escuridão
E a sua vasta imensidão.
Durante o dia vem o sol
Refletindo em todo girassol.
Ou vem a chuva pra molhar
E toda sua água refrescar.
O arco-íris colorido
Deixa o dia bem nutrido,
Encanta com a sua beleza,
Traz mais vida, com certeza.
Os fenômenos naturais
São extremamente fundamentais,
Gera alegria e esperança,
Trazendo um sonho de mudança.
(Larissa Azevedo)
segunda-feira, 8 de março de 2021
Mulher (Poesia)
Mulher determinada,
Mulher forte,
Mulher capacitada.
Será que isso é sorte?
Possui muita pureza
E muito amor no coração.
Isso faz parte da sua natureza,
Tem o dom da inspiração.
Mulher carinhosa,
Mulher fiel,
Sabe ser bondosa.
Pra ela tiro o meu chapéu.
Mulher protetora,
Mulher sentimental,
Mulher sedutora
Com um brilho ornamental.
(Larissa Azevedo)
domingo, 28 de fevereiro de 2021
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
sábado, 13 de fevereiro de 2021
Tentar e nunca desistir
Somos como a borboleta
Em constante mutação.
Somos como um planeta
Em contínua rotação.
A mudança é fundamental,
Basta querer enfrentar.
Ter capacidade ideal
Para nunca parar de lutar.
Tentar faz parte do processo.
Ter ousadia é essencial.
Ter medo é um regresso.
Encarar o medo é o diferencial.
Ter fé e esperança.
É o lema do corajoso.
Desistir é insegurança.
Daquele que é medroso.
Arriscar e agir,
Sonhar e realizar,
Praticar e progredir,
Lutar e se empenhar.
Autoria: Larissa Azevedo
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
O suspense da paixão (Poesia)
O suspense da paixão
Coração acelerado,
Respiração ofegante,
Suor frio e exagerado,
Sinais de paixão constante.
Sentimentos e emoções
Tomam conta de mim.
Minha mente tem reações
Que parecem não ter mais fim.
Paz, amor e felicidade
Habitam em meu interior,
Gerando harmonia e serenidade,
Sem sofrimento e sem dor.
A paixão é uma caixa de surpresa
Que chega sem avisar,
Demonstrando toda a sua beleza
E a sua forma de se comportar.
domingo, 31 de janeiro de 2021
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
A força do perdão
Por diversas vezes enfrentamos situações desagradáveis, constrangedoras e até mesmo vergonhosas. Existem variáveis momentos e certas pessoas que pensamos não contribuir para o nosso crescimento e amadurecimento. Porém, são exatamente nestas horas que devemos nos fortalecer para que mal nenhum nos abale e muito menos nos reprima.
Decepções, angústias e aborrecimentos são sentimentos frequentemente presentes em nosso ciclo vital, mesmo que em baixo ou alto grau. Reiteramente nos deparamos com pessoas que possuem más intenções, que não nos veem com bons olhos, nos criticam, não nos desejam o bem e aspiram arduamente "puxar o nosso tapete", ou seja, não se exultam com as conquistas de outrem. Pessoas como essas pensam meramente em si mesmas e apenas se satisfazem quando algo se ajusta beneficamente à sua vida, além de se sentirem excepcionalmente prazerosos quando alguém o qual não tem afinidade está sendo constantemente prejudicado.
Em determinadas ocasiões em que alguém esteja nos cobiçando ou até mesmo cometendo o mal contra nós, é extremamente importante que saibamos ter o domínio do discernimento e, além disso, saber enfrentar tudo aquilo que afeta a nossa saúde mental exclusivamente. Seres humanos estão incessantemente sujeitos ao erro, não obstante devemos ter o dom do pensamento produtivo, isto é, sermos capazes de dosar cada conjunção vivenciada e analisar as possíveis causas e consequências de tais atitudes.
Entretanto, independentemente de experenciarmos inúmeras circunstâncias a nós impostas, é essencial que mentalizemos a relevância e o vigor da palavra "perdão". Apesar das frequentes conjunturas intervindas em nosso modo de pensar, falar e agir, é de grande valia que possuamos a propensão de desempenhar a prática de perdoar àqueles que tanto nos aflige, seja direta ou indiretamente.
Mesmo que carreguemos pensamentos negativos como o rancor e o ressentimento por uma determinada pessoa, levemos sempre em consideração tudo aquilo que aprendemos com os seus gestos e comportamentos, captando experiências e compreendendo cada um deles para que assim, saibamos qual é a verdadeira importância de se relevar.
É completamente indispensável que exerçamos o perdão, todavia devemos realizá-lo efetivamente para que, dessa forma, possamos nos libertar de toda negatividade e maldade que, até então, dominara e habitara o nosso interior.
Sendo assim, perdoar é o ato de pessoas corajosas, robustas, positivas e, acima de tudo, aptas a encarar quaisquer acontecimentos com muita garra, sabedoria e determinação. Dessa forma, humanos como esses se transformam em indivíduos revigorados e, por conseguinte, preparados para agir diante de todos os contratempos e capazes de remitir seja qual for o sujeito, seja qual for o seu contexto.
(Larissa Azevedo)
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
sábado, 23 de janeiro de 2021
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
O amor e a paixão (Poesia)
Nosso amor já estava escrito
Nas estrelas e na lua.
Um sentimento descrito
Dizendo que sou toda sua.
Nossa paixão é felicidade
Estampada em nosso sorriso.
Um momento de reciprocidade
Existente até no paraíso.
É amor que cura,
É paixão que não tem fim.
Uma cumplicidade pura,
Um companheirismo, simples assim.
O amor realmente existe,
Não há mal que o elimine.
Uma emoção que persiste
E não há quem a domine.
A alegria e o afeto,
O carisma e o carinho.
Nada disso é secreto,
Tudo faz parte do caminho.
(Larissa Azevedo)
sábado, 16 de janeiro de 2021
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
domingo, 10 de janeiro de 2021
sexta-feira, 8 de janeiro de 2021
sábado, 2 de janeiro de 2021
Cora Coralina (Acróstico)
⚠️ Mesóstico (um tipo de acróstico) feito em homenagem à poetisa e contista Cora Coralina ⚠️
➡️ O acróstico foi divulgado na entrevista que fiz com o Fernando Raine, no dia 30/12/2020.
➡️ Leiam, curtam, façam seus comentários e compartilhem com os seus amigos! Isso é muito importante pra mim!
🌹 Gratidão a cada um que, de alguma forma, me ajuda compartilhando, comentando e curtindo minhas publicações! Fico extremamente feliz por tudo isso!

-
Andando pelas ruas da cidade Minha mente começa a pensar, Refletindo sobre a saudade E como é gostoso recordar! As lembranças são como o...
-
Devemos ser e agir conforme os princípios da humanidade, sendo bondosos, caridosos e, acima de tudo, humildes. Sem a humildade não há compai...